A ESSENCIA DO CONHECIMENTO
2.Soluções metafísicas do problema
O caráter ontológico do objeto:Realismo,Idealismo Fenomenalismo
a)Realismo
É o ponto de vista epistemológico segundo o qual existem coisas reais, independentes da consciência
>Variantes do realismo
Realismo do senso comum(ingênuo):temos acesso ao objeto do conhecimento,as coisas externas estariam apenas espelhadas em minha consciência
Realismo natural:problematiza o problema como uma relação bipolar(sujeito-objeto),mas que é possível ter acesso ao objeto
Realismo cientifico(crítico):é preciso uma avaliação critica do objeto para acessa-la como se percebe o objeto
Ex:cor,sons,sabores,etc
Física:mesmo considerando que as qualidades sensíveis secundarias(aprendidas por um sentido),surgem apenas na consciência, pensa-se que essas tenham sido causadas por processos reais objetivos
Fisiologia:não percebemos de maneira imediata o efeito das coisas sob os nossos órgãos sensíveis,há todo um processo para que isso ocorra, primeiro as sensações se dão nos órgãos dos sentidos que enviam as informações para o cérebro
Psicologia:mostra que as sensações não constituem por si sós as percepções, há certos elementos na percepção que não podem ser vistos simplesmente como reações a estímulos objetivos(sensações), mas como acréscimos da consciência que percebe
.
>tese fundamental realismo critico
. Há objetos reais dependentes da consciência
Fundamentos para a tese
.ha diferença fundamental entre percepções e representações
Percepções- lidamos com objetos q podem ser percebidos por diversos,enquanto ao conteúdos das representações
Reprensentaçoes- só são percebidas pelo sujeito que as possui
.independência das percepções com respeito á vontade
As percepções são causadas por objetos que existem realmente,independentemente do sujeito
.A independência dos objetos de percepções com respeito as percepções,nessas ocupamo- nos de objetos que existem fora de nós q possui um ser real
CONCLUSAO :no realismo critico busca salvar guarda a realidade por vias racionais
>realismo volitivo
.A realidade não pode ser provada mas apenas experenciada e vivenciada
.as coisas não se comportam do jeito que queremos que elas se comportem
.a resistência que o mundo oferece ressalta a tese de que existe uma realidade externa
b)Idealismo
>tipos de idealismo:metafísico a realidade esta baseada em forças espirituais,em poderes ideais
Idealismo epistemológico – não há coisas reais independentes da consciência
>O idealismo considera os pretensos objetos reais como :
Os existentes na consciência (representações e sentimentos )
Os ideais (os objetos da lógica e da matemática)
>idealismos (subjetivo e objetivo )
Subjetivo ou psicológico (consciencialismo )
Toda realidade contem-se na consciência do sujeito .As coisas não passam de conteúdos da consciência
Berkeley - ser=ser percebido
Empiriocriticismo
Nada existe alem das sensações
Filosofia da imanência
Todo ser é imanente a consciência
Objetivo ou lógico
Toma como ponto de partida consciência objetiva da ciência
O conteúdo da consciência é uma soma de pensamentos e juízos(é um sistema de juízos)não absorve o ser das coisas, as coisas vivem a ser percebidas
Distingue o da do da percepção da percepção enquanto tal
Vê o objeto como produzido no pensamento
Panlogismo
Reduz toda a realidade a algo da natureza lógica
Intenção fundamental comum de ambos os idealismos
O objeto do conhecimento não é algo real, mas ideal
Toda realidade esta encerrada na consciência
>argumento da imanência
É contraditório pensar em um objeto independente da consciência, pois na medida em que pensa um objeto se faz dee conteúdo da consciência
O idealismo procura mostrar que a tese do realismo é contraria ao pensamento e que sua própria tese é contraria ao pensamento e que sua própria tese é estritamente necessária ao pensamento
c)fenomenalismo
não conhecemos as coisas como são mas como elas aparecem, as coisas não são tais como não a percebemos
são negados as coisas e deslocadas para a consciência as qualidades primarias(todas as determinações espaciais e temporais)
se baseia em certas formas e funções apriori (o que não provem da experiência)do entendimento
categorias ou conceitos superiores
esquemas modo de funcionar do raciocínio(não são conteúdos)são formas subjetivas do meu entendimento
lidamos sempre com o mundo das aparências
o mundo que aparece como base na organização apriori da consciência
domingo, 7 de dezembro de 2008
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