domingo, 7 de dezembro de 2008

artigo sobre Wittgenstein

Atigo:A filosofia de Wittgenstein

Resumo: esse artigo retratara da filosofia de Wittgenstein ,mais particularmente da sua primeira versão,ou seja,como autor do trctatus lógico philosophicus,Será abordada aqui a sua visão de filosofia,linguagem e de mundo,bem como a sua concepção de analise e de lógica,desse que foi um dos principais nomes que influenciaram no pensamento do século XX.


Palavras chave;filosofia,analise,mundo lógica,linguagem







Sumary:that article Will portray of the Wittgenstein’s philosophy talk your first version or be,as author of the tractatus lógico philosophicus,Will be aproached your vision of the philosophy,language,here and of world well as your Idea and analysis and of lógica this men that one of the principal names that influenced in the thought of the century XX.

Works key; phylosophy ,analyzes,world ,logical,language















INTRODUÇÃO

Ldwing Josef Johan Wittgenstein cujo pensamento se divide em dois momentos,tomando rumos totalmente diferentes da sua idéia original exposta naquela que seria sua única obra publicada em vida,o Tractatus Lógico Philosophicus,onde acabara por desenvolver um pensamento totalmente baseado nos princípios da lógica .

Resumindo o tractatus podemos observar sete proposições das quais a obra tem como principal objetivo explicá-los eles são
1 O mundo é tudo que ocorre
2º que ocorre ,o fato,é o subsistir do estado de coisas,
3 O pensamento é a figuração lógica dos fatos
4º O pensamento é proposição significativa
5 A proposição é uma função de verdade das proposições elementares
6 A formula geral da função de verdade é {p,c,n( c )}
7Oque não se pode falar deve se calar.
Essa sua primeira obra deu origem ao neopositivismo (ou positivismo lógico) do circulo de Viena e da filosofia analítica influenciando o pensamento de filósofos como John Wisdom da Inglaterra.Suas outras obras retratam um ‘‘ segundo Wittgenstein ‘’ que repensa e critica e reformula as suas primeiras impressões acerca da linguagem ,essas ultimas obras posteriores ao tractatus ,deram origem a outra vertente de pensamento,estabelecida pela universidade de Oxford acerca da linguagem cuja desenvoltura assemelha-se com o a do estruturalismo desenvolvida posteriormente.














O QUE PODE SER MOSTRADO,MAS NÃO DITO;A FUNÇÃO DA FILOSOFIA PARA WITTGENSTEIN

A filosofia para Wittgenstein possui um sentido profundo:mostrar as raízes da perplexidade e o modo como as mesmas se acham vincadas no pensamento humano.
A tarefa da filosofia,portanto,será esta;ensinar aos homens apenas como ‘‘ver’’ as questões,pois a mesma não da conta de explicá-las,ou deduzi-las,mas somente ‘‘ por em vista’’ tais problemas,assim sendo a filosofia é apenas capaz de refletir o mundo ,mas não de enunciá-lo,de elucidá-lo não de traduzi-lo.
A tarefa filosófica é vista então como ‘’processo de clarificação do sentido de nossa experiência através do exame do uso da linguagem’’,cujo estudo produzira a imagem mais precisa do mundo,encontrando os limites da linguagem ,encontramos os limites do que pode ser perguntado e respondido em filosofia.



A CRITICA AOS PROBLEMAS FILOSÓFICOS

Para analisarmos essa questão,devemos observar a lógica do tractatus.O tractatus afirma que a linguagem figura a realidade ,o mundo,que se determina a partir de um elemento simples;o nome.
‘’O nome representa uma coisa,outro,outra coisa,e eles estão ligados entre si de tal forma que o todo,como quadro vivo,representa o estado de coisas’’.
Há ai,portanto,um paralelismo existente entre o real e a linguagem que representa esse real,a figuração que é dada como forma da realidade.
As sentenças pois hão de possuir a mesma forma da realidade que afiguram,mas embora uma sentença possa afigurar a realidade,ela não é capaz de fazê-lo com relação a ela própria,a sua própria forma,sua própria representação,o eu faria com que se precisasse de outra linguagem que


decifrasse a linguagem demandando o problema para o infinito,não solucionando-o.
Por conta desse fato é que Wittgenstein chega a conclusão de que,o problema da filosofia,todo ele,reduz-se apenas á distinção entre o que pode ser dito por meio de proposições,e o que não pode ser dito,mas apenas mostrado,podendo-se assim dizer que,a filosofia deve ser um exercício,dentro da linguagem

O PROBLEMA DA ANALISE

Wittgenstein concebe a analise como sendo a decomposição de proposições moleculares,a decomposição daquilo que se entende por existência de estado de coisas e reduzir esses ao que há de mais elementar;os objetos simples,ou seja ele parte do mais complexo para chegar ao mais simples assim facilita-se a analise da linguagem.
‘’É obvio que a analise das proposições deve nos levar as proposições elementares que consistem de nomes em combinação imediata.’’
Tudo isso para se excluir o que ele denomina de pseudo-proposiçoes (proposições falsas ou ainda contradições)para poder distingui-las das proposições verdadeiras(tautologias).Porem indo mais longe,ao ver de Wittgenstein ambas não se tratam,a rigor,de proposições pois uma é incondicionalmente verdadeira e a outra incondicionalmente falsa ambas não possuindo valor de verdade.assim as proposições mostram o que dizem,mas se forem tautológicas ou contraditórias focam vazias de sentido.
Paradoxalmente,enquanto a veracidade de uma proposição não é certa,mas apenas possível,a tautologia é dita como certa e da contradição como falsa,pois como podemos observar na filosofia desse autor tudo é acidental,o que nos remete a um indutivismo ou seja,tem-se aqui a idéia de probabilidade’’Só porque o sol nasce todos os dias não indica dizer que necessariamente ele nascera amanha novamente’’.
Assim segundo os princípios lógicos do tractatus, as proposições da lógica são apenas tautologias,nada dizem por não possuir valor de verdade.Porem,isso não significa dizer que elas não possuem qualquer sentido
‘’As proposições da lógica são tautologias isso mostra as propriedades (lógicas)formais da linguagem no mundo’’.Nesse sentido,a relação de vontade e aquilo que acontece no mundo só pode ser acidental.

A LINGUAGEM E A IMAGEM DO MUNDO

A linguagem,assim como uma imagem é a projeção da realidade,um enunciado é uma imagem da realidade ,uma representação da mesma.
Ora, o que é uma imagem?Uma imagem é uma representação de um fato,assim como uma frase escrita é a representação de um pensamento,que exprime a sua idéia de realidade ,porem enfatizando aqui representa somente a sua forma lógica é como se manifesta o cruzamento entre enunciado e realidade,somente através da linguagem que se explica os fatos do mundo determinado por esses mesmos fatos que constituem acontecimentos e que correspondem a relação existente entre os objetos do mundo.
‘’não posso subjugar os acontecimentos do mundo a minha vontade,sou completamente impotente’’o que nos remete mais uma vez a idéia da acidentalidade do mundo.o mundo é como é,determinado portanto o sentido das proposições deve ser também determinado para que possam representar o mundo e nessa idéia de mundo o sujeito não esta inserido pois o sujeito não é considerado como pertencente ao mundo,mas é considerado como limite do mundo,porem não determinante desse mesmo mundo ,pois que esse (o mundo),já é determinado ,sendo portanto o sujeito impotente para modificar o que quer que seja no mundo.,pode no entanto,elucidá-lo e representá-lo através da linguagem jê que essa é a forma pela qual se projeta a realidade.

UM ESBOÇO DO SEGUNDO WITTGENSTEIN: A GRAMÁTICA E A LINGUAGEM
A idéia wittgnisteiniana acerca do sentido gramatical da lingüística esta mais presente na sua segunda manifestação ,mais precisamente na sua obra as investigações filosóficas.Primeiramente,a linguagem já não é mais esta como uma mera representação.Segundo não se tratará mais ‘’da linguagem’’ mas sim de ‘’jogos de linguagem ‘’,nesse contexto,a gramática é definida como um conjunto de regras de uso que explica o significado do termo em diferentes jogos de linguagem do contexto que participa,diferentemente da tese exposta no tractatus,de que a linguagem esta unificada em uma única estrutura lógica-formal.
O primeiro Wittgenstein é portanto mais lógico e não permite a abertura de possibilidades para ver a linguagem enquanto algo que escape da mera idéia de representação,coisa que não é mais vista no pensamento do segundo Wittgenstein.

CONCLUSÃO
Dito tudo isso chega-se a conclusão de que a idéia de Wittgenstein é extremamente complexa por ser paradoxal como ele mesmo afirma:
‘’Quis escrever meu trabalho consistia de varias partes do que esta aqui,e de tudo que não escrevi.E precisamente essa segunda parte é importante[...]Em suma,eu penso;resolvi todas essas coisas sobre as quais tanto andam tagarelando,hoje em dia ao permanecer calado diante delas’’.
Deve-se usar apenas as proposições como degraus,para poder-se ir para alem delas,o próprio Wittgenstein tratou de jogar fora a escada pela qual subiu.
Vê-se assim que ele designa um papel para a filosofia,mas observa a sua transcendentalidade,ele reconhece o mundo como algo determinado,mas observa a sua acidentalidade reconhece o homem como sujeito,mas o observa como limite do mundo também admitindo de certa forma a transcedentalidade do sujeito e por fim,a linguagem que é definida como mera representação é vista depois como algo que transcende a idéia da pura representação dos fatos.
E tantas outras falhas e contradições existentes no seu pensamento ,por vezes limitado,como o pensamento de todos nos por mais lógico que seja
’OS LIMITES DA LINGUAGEM SÃO OS LIMITES DO MEU MUNDO ‘’,e dessa realidade nenhum de nós escapa,pois o próprio Wittgenstein reconhece que há coisas que escapam a linguagem,coisas que a linguagem não pode expressar começando pela sua própria inexpressividade já que ela não pode expressar-se a si mesma.termina-se essa conclusão com os seguintes dizeres:
‘’do que não se pode falar deve-se calar’’.











REFERENCIAS
WITTGENSTEIN Ludwing ,Coleção os pensadores 2 ed são Paulo:abil cultural 1979
WITTGENSTEIN,Ludwing,iractatus-logico-philosophicus Ed edusp1994

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